quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Resolução de problemas

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UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃOCENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS, SAÚDE E TECNOLOGIACURSO DE PEDAGOGIADISCIPLINA: FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DO ENSINO DA MATEMÁTICAALUNAS: ELAÍNE L. SANTANA, GISELLE B. SILVA, ISMÊNIA P. ARAÚJO E MARIVÂNIA S. RAMOS

Resolução de problemas

Na matemática costuma-se usar problemas como exemplo de aplicação das operações, mas sua função não pode se limitar somente a isso.Para a maioria dos alunos o problema matemático é visto como uma situação desagradável, uma espécie de armadilha para a qual eles não vêem possibilidade de resolução. A causa dessa situação é o modo rígido como o problema é apresentado nas series iniciais do Ensino fundamental e a forma que a maioria dos livros didáticos adota para desenvolver os conteúdos.É tarefa do professor criar um ambiente de tranqüilidade, em que o aluno não tenha medo de estabelecer e testar hipótese, mesmo correndo risco de errar. Além disso, cabe também ao professor mostrar possíveis estratégias de resolução para os problemas e, ao mesmo tempo, abrir espaço para que a classe discuta os vários métodos encontrados pelos próprios alunos.Existem diferentes tipos de problemas que podem surgir no cotidiano da sala de aula. Muito usado pelos professores é o velho e conhecido “arme e efetue”, que se constitui como simples treino de técnicas operatórias e de memorização de tabuadas e, portanto nem deve ser classificado como problema, pois em geral não estimula o aluno a se empenhar na busca de resolução.

Ex: 1ª) Arme e efetue:a) 231+120 b) 456-320 c) 43 x 2 d) 48:4

Um tipo de problema que costuma surgir em sala são os problemas de enredo. Esse é um tipo de problema tradicional, que envolve operações que estão sendo estudadas no momento. Desenvolve no aluno a capacidade de traduzir em expressões matemáticas as situações descritas em linguagem comum.

Ex: 2ª) Ana tem 15 anos e sua irmã tem 6 anos a mais que ela. Qual a idade da irmã de Ana?

Outros problemas são os não-convencionais que desenvolvem no aluno a capacidade de planejar, elaborar estratégias gerais de compreensão do problema, tentar soluções e avaliar a adequação do raciocínio desenvolvido e os resultados encontrados.

Ex: 3ª) Como podemos com apenas 4 cortes retos em um bolo redondo, obter o maior número possível de pedaços?

Além desses existem também os problemas de aplicação que é elaborado a partir de uma situação de vivência dos alunos, e a solução requer o uso de conceitos, técnica e processos matemáticos. Desse modo os alunos se conscientizam da utilidade da matemática no cotidiano.

Ex: 4ª) Sobre a sua turma da escola pesquise,observe,calcule e responda:
a) Qual a quantidade de alunos matriculados na sua turma?b) Em sua turma estudam quantas meninas? E meninos?c) Há mais meninos ou meninas na sua turma? E qual a diferença entre o número de meninos e meninas?d) Quantos alunos estão presentes na aula de hoje? E quantos alunos faltaram? Porém, o sucesso de um trabalho baseado na resolução de problemas vai depender do professor, pois cabe a ele preparar os alunos para as atividades, estar alerta para situações novas que possam surgir no dia-a-dia da escola, conhecer os interesses dos estudantes, saber diagnosticar o nível de conhecimento e as habilidades de seus alunos, além, é claro, de envolver-se com as questões propostas.Portanto, é fundamental incentivar a criança a resolver situações simples do cotidiano da classe, a verbalizar suas ações, discuti-las com os colegas, fazer cálculos mentais e verificar as diferentes estratégias utilizadas pelas outras crianças diante da mesma situação.Além disso, é necessário seguir um caminho na busca da resolução de problema.

Quando os alunos são capazes de compreender o texto de um problema, passa-se à etapa da busca de soluções. Para isso, há também uma série procedimentos que devem tonar-se familiares à criança: reler o problema, sublinhando a pergunta; verificar se o problema tem informação suficiente para ser resolvido e se tem informação desnecessária; listar as informações importantes do problema; fazer uma figura, um esquema ou uma representação com material de manipulação.Para finalizar selecionamos algumas estratégias na hora de trabalhar com a resolução de problemas. Vejamos:

- Misturar situações que envolvem operações e outras que não envolvem.- Em meio aos problemas tradicionais, propor alguns que contenham informações desnecessárias e outros em que faltem informações. Desta forma o aluno fará o exercício de selecionar os dados importantes.- Apresentar diferentes veículos de informação: catálogos de preços, ilustrações, histórias em quadrinhos, objetos para serem manipulados etc.- Apresentar problemas que podem ter diferentes encaminhamentos de soluções.

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