UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHAO-CCSST-
ALUNOS: ALINE SALES
ANABELLA CRUZ
CYNARA ROCHA
DEGLISON XAVIER
MEDIDAS
As unidades de medidas estão presentes em muitos momentos das tividades do dia a dia. E é de grande importancia sabermos utilizar essas unidades e termos familiaridade com elas.
É necessario que a escolha da unidade de medida a ser utilizada seja a melhor possivel,que se encaixe com a com a situaçao, e que essa unidade seja especificada quando for utilizada.
Tambem é importante utilizar objetos do dia a dia dos alunos na metodologia a ser aplicada em sala de aula, e exemplos que eles tenham conhecimento, para que o conteudo seja melhor assimilado por eles.
No conteudo de areas e poligonos é possivel trabalhar atraves de oficinas, com dobradura formando figuras planas. Para calcular area de algum objeto é de grande valia utilizar a propria area do piso da sala de aula, calculando a area dos ladrilhos.
E para desenvolver atividades relacionadas ao perimetro a sala de aula tambem pode ser objeto de estudo da aula, calculando a soma dos lado de diversos objetos da sala.
E para melhor utilizar as unidades de medida do metro, o professor expor aos alunos as primeiras grandezas de medidas de comprimento, destacando o metro e seus submútiplos, poderar ser efetuada varias atividades para demonstrar os múltiplos do metro e as medidas de capacidades.
As atividades podem ser elaboradas com os alunos dividindo-os em grupos, ou dando uma volta pelo quarteirão da escola, e até mesmo pedindo que os alunos relatem suas experiências de viagens e também trabalhos integrados a geografia, explorando mapas, plantas terrestres e gráficos.
Com esse rol de atividades deve ser destacado o decâmetro, o hectômetro e o quilometro. Mostrando como cada grandeza é apresentada através dos símbolos, como são escritos numericamente, ressaltando a equivalência entre as grandezas, em que medidas são usadas e suas origens.
Trabalhando as medidas de capacidade o professor tem que realizar atividades bastante próximas ao cotidiano do aluno. Como por exemplo, trabalhando a medida de litro é desaconselhável o trabalho com medidas desconhecidas e desprezadas (decalitro, centilitro), e sim destacando o que é capacidade e associando com outras medidas de grandezas.
È importante explorar as unidades de medidas utilizadas no cotidiano do aluno, como por exemplo, o metro, centímetro ou quilometro. E também enfatizar as dificuldades sentidas por nossos ancestrais por ainda não utilizarem medidas padronizadas e em seqüência fazer um levantamento do grau de4 familiaridade do aluno com as unidades de medidas.
Metro: Pode-se oferecer a criança um pedaço de barbante no qual o tamanho deste corresponda a um metro e explicar de forma clara e objetiva a fato ocorrido.
Decímetro: Deixar a criança perceber que um decímetro do barbante equivale a 10 vezes o tamanho do barbante trabalhado.
Centímetro: Utilizar fita métrica e rena e comparar com pedaço de barbante trabalhado e identificar os centímetros.
Milímetro: Observar com as crianças a espessura do caderno e identificar que este é menos que um centímetro.
É importante o professor enfatizar a relação decimal existente.
ALUNOS: ALINE SALES
ANABELLA CRUZ
CYNARA ROCHA
DEGLISON XAVIER
MEDIDAS
As unidades de medidas estão presentes em muitos momentos das tividades do dia a dia. E é de grande importancia sabermos utilizar essas unidades e termos familiaridade com elas.
É necessario que a escolha da unidade de medida a ser utilizada seja a melhor possivel,que se encaixe com a com a situaçao, e que essa unidade seja especificada quando for utilizada.
Tambem é importante utilizar objetos do dia a dia dos alunos na metodologia a ser aplicada em sala de aula, e exemplos que eles tenham conhecimento, para que o conteudo seja melhor assimilado por eles.
No conteudo de areas e poligonos é possivel trabalhar atraves de oficinas, com dobradura formando figuras planas. Para calcular area de algum objeto é de grande valia utilizar a propria area do piso da sala de aula, calculando a area dos ladrilhos.
E para desenvolver atividades relacionadas ao perimetro a sala de aula tambem pode ser objeto de estudo da aula, calculando a soma dos lado de diversos objetos da sala.
E para melhor utilizar as unidades de medida do metro, o professor expor aos alunos as primeiras grandezas de medidas de comprimento, destacando o metro e seus submútiplos, poderar ser efetuada varias atividades para demonstrar os múltiplos do metro e as medidas de capacidades.
As atividades podem ser elaboradas com os alunos dividindo-os em grupos, ou dando uma volta pelo quarteirão da escola, e até mesmo pedindo que os alunos relatem suas experiências de viagens e também trabalhos integrados a geografia, explorando mapas, plantas terrestres e gráficos.
Com esse rol de atividades deve ser destacado o decâmetro, o hectômetro e o quilometro. Mostrando como cada grandeza é apresentada através dos símbolos, como são escritos numericamente, ressaltando a equivalência entre as grandezas, em que medidas são usadas e suas origens.
Trabalhando as medidas de capacidade o professor tem que realizar atividades bastante próximas ao cotidiano do aluno. Como por exemplo, trabalhando a medida de litro é desaconselhável o trabalho com medidas desconhecidas e desprezadas (decalitro, centilitro), e sim destacando o que é capacidade e associando com outras medidas de grandezas.
È importante explorar as unidades de medidas utilizadas no cotidiano do aluno, como por exemplo, o metro, centímetro ou quilometro. E também enfatizar as dificuldades sentidas por nossos ancestrais por ainda não utilizarem medidas padronizadas e em seqüência fazer um levantamento do grau de4 familiaridade do aluno com as unidades de medidas.
Metro: Pode-se oferecer a criança um pedaço de barbante no qual o tamanho deste corresponda a um metro e explicar de forma clara e objetiva a fato ocorrido.
Decímetro: Deixar a criança perceber que um decímetro do barbante equivale a 10 vezes o tamanho do barbante trabalhado.
Centímetro: Utilizar fita métrica e rena e comparar com pedaço de barbante trabalhado e identificar os centímetros.
Milímetro: Observar com as crianças a espessura do caderno e identificar que este é menos que um centímetro.
É importante o professor enfatizar a relação decimal existente.
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